terça-feira, 25 de agosto de 2009

J'ai deux amour, mon pays et Paris...


Tava aqui pensando com meus botões que talvez eu deva voltar pro curso de francês... acho q já desaprendi boa parte he-he.
Isso me lembrou o quando eu gosto da culinária francesa, dos queijos, da cremosidade, suavidade, contrastes... Vou botar umas receitas bem francesinhas pra vcs aqui hj. Au revoir!


Quiche de Espinafre

Ingredientes
100g de manteiga
1 ovo
1 1/2 xícaras de farinha de trigo
1 pitada de sal
Recheio
1 cebola média
4 fatias de presunto defumado
1 colher de azeite
1kg de espinafre fresco
4 ovos
200g de creme de leite
1 xícara de leite
1 pacote de queijo parmesão ralado
sal
pimenta
noz moscada

Misture a manteiga e a farinha com a ponta dos dedos. Acrescente o ovo e o sal. Forre uma forma e deixe descançar. Lave as folhas de espinafre e leve-as a ferver em água salgada. Escorra e tire o excesso de água. Pique-as um pouco. Refogue o presunto picado e a cebola no azeite, até que estejam dourados. Bata os ovos com o creme de leite e o leive, acrecentando o espinafre, sal, pimenta e noz moscada. Adicione o presunto e o queijo ralado. Asse em forma untada, em forno médio, por cerca de 40 minutos ou até que esteja dourado.


Creme Parmentier

Ingredientes
600g de batata
2 alhos-poró
3 colheres (sopa) de manteiga
1 litro de caldo de carne ou legumes (dois cubinhos de caldo dissolvido em dois litros de água serve)
2 colheres (sopa) de creme de leite fresco (ou nata, ou creme de leite de lata mesmo)
sal e pimenta do reino a gosto

Lave as batatas, descasque e pique-as em cubos regulares. Enxágue em água corrente e reserve. Lime o alho-poró, aliminando as raízes e as folhas verdes mais duas, pique e lave. Derreta a manteiga numa panela, acrescente o alho-poró e a batata, misture e deixe tomar gosto por alguns minutos. Adicione o caldo de carne ou de legumes, tampe a panela e deixe ferver e cozinhe por cerca de 30 minutos, em fogo baixo. Bata a sopa no liquidificador, até obter um creme liso e homogêneo. Passe por uma peneira. Adicione o creme de leite, acerte o sal e a pimenta e sirva em seguida. Se preferir, decore o creme com salsinha e com fios de alho-poró, escaldados e secos.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails