quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Mais Batata

Eu já disse que adoro batata? Mais dela hj! Enjoy! (Curta e grossa hj.)


Bolinhos de Batata Crua

Ingredientes:
1 batata grande crua e ralada no ralo grosso
1 ovo
4 colheres de sopa cheias de farinho de trigo
tempero completo
sal
4 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
1 colherinha de fermento em pó
1 colherinha de Aji-no-moto
óleo para fritar

Junte todos os ingredientes, a farinha por último para dar o ponto de massa de colher, tem que dar para pingar dentro da fritura empurrando com outra colher. Frite em óleo quente, para dourar, escorra em papel absorvente.
Frite em óleo quente, mas não pode ser fervente, sempre teste com um pouco de massa. Faça porções pequenas e frite wm poucas quantidades para o óleo não perder a temperatura, pois quando o óleo esfria no meio da fritura, os bolinhos sugam toda a gordura para dentro da massa.


Batatas com Creme

500g de batata
100g de queijo
parmesão ralado
2 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 xícaras de leite
2 gemas
noz-moscada ralada
sal

Cozinhe as batatas com casca. Prepare um molho branco: derreta a manteiga em uma panela, acrescente a farinha de trigo e mexa continuamente para dourar, mantendo o fogo baixo. Adicione aos poucos o leite, sem parar de mexer, para evitar que embole. Deixe engrossar um pouco, retire, junte as gemas batidas levemnete e polvilhe noz-moscada ralada e sal, misturando até que fique uniforme. Reserve. Descasque as batatas cozidas e corte-as em rodelas. Unte um prato refratário com pouca manteiga, distribua as batatas, cubra com o creme e povilhe queijo parmesão a gosto. Coloque alguns pedaços de manteiga gelada sobre o creme e leve ao forno para gratinar.


Gratinado de Batata e Cebola

Ingredientes:
meio quilo de batatas cortadas em rodelas finas
2 cebolas cortadas em rodelas
1 colher (sopa) de manteiga
meia colher (sopa) de açúcar
1 caixinha de creme de leite
1 tablete de caldo de calabresa
1 xícara de queijo prato ralado (110g)
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
azeite para untar

Cozinhe as rodelas de batata em água e sal até ficarem macias (cerca de 20 minutos). Escorra a água e reserve. Em uma frigideira grande, aqueça a manteiga e doure o açúcar. Junte a cebola e mexa até dourar. Retire do fogo e reserve. Aqueça o creme de leite em banho-maria, sem deixar ferver. Retire do fogo e dissolva o caldo de calabresa esfarelado. Reserve. Distribua metade das batatas em um refratário quadrado (20x20) untado. Cubra com metade do creme de leite, faça uma camada com as cebolas douradas e outra com queijo prato. Coloque o restante das batatas e finalize com o creme de leite. Polvilhe o queijo parmesão ralado e leve ao forno médio-alto (200ºC), preaquecido, por cerca de 30 minutos ou até dourar.

Um comentário:

Ana disse...

Ótimas receitas,já tomei a liberdade de "anotar"algumas,obrigada por partilhar.
Bom feriado,


Ana.

Related Posts with Thumbnails