sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Bolo


Hoje três receitas de bolos/tortas.


Bolo de Amendoim

4 claras
4 gemas
100g de manteiga em temperatura ambiente
1 xícara de leite
2 xícaras de açúcar
1 xícara de chocolate em pó (não é achocolatado)
2 xícara de amendoim sem pele
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
Cobertura
10 colheres (sopa) de açúcar
1 xícara de água
1 colher (sopa) de manteiga
10 colheres de sopa de chocolate em pó
1 caixa de creme de leite

Bata as claras em neve e reserve. No liquidificador triture todos os ingredientes da massa, menos a farinha de trigo. Passe para uma tigela e acrescente a farinha de trigo peneirada e as claras em neve. Coloque em uma refratário untado, leve ao forno, em temperatura baixa, para assar lentamente e dourar. Retire do forno e cubra com a cobertura.
Cobertura: misture o açúcar com a água e deixe ferver até ficar com cor de guaraná, misture a manteiga e deixe ferver novamente, adicione o chocolate em pó e o creme de leite, misture para ficar liso e aplique sobre o bolo. Decore com amendoim.


Torta de Coco Queimado

2 xícaras de coco fresco ralado
1 colher (sopa) de manteiga
2 ovos
1 lata de leite moça, cozida em banho-maria, em panela de pressão, por 15 minutos
1 xícara de leite de coco

Leve o coco ao fogo, mexendo sempre, até que adquira a cor dourada. Reserve. Bata bem a manteiga com os ovos e o leite condensado, junte o leite de coco e o coco. Coloque numa forma refratária untada e leve ao forno médio, por 35 minutos.
Torta Musse de Doce de Leite com Amendoim

Massa
1/2 pacote de biscoito maisena
50g de amendoim torrado
1 xícara de manteiga ou margarina em temperatiura ambiente
Musse de doce de leite
4 claras
3 xícaras de doce de leite cremoso
2 latas de creme de leite
2 envelopes de gelatina incolor sem sabor
Calda de chocolate
8 colheres (sopa) de chocolate em pó
8 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de margarina
2 xícaras de leite
Decoração
1 pacote de biscoito "tortinhas" de chocolate

Prepare a massa levando ao processador o biscoito maisena e o amendoim e bata até obter uma farofa. Despeje numa tigela funda, junte a margarina e amasse bem com os dedos para ligar tudo. Forre o fundo de uma forma desmontável (25cm de diâmetro). Leve ao forno médio preaquecido por cerca de 10 mintos ou até que as beiradas comecem a pegar cor. Reserve. Prepare a calda de chocolate. Numa panela pequena, coloque todos os ingredientes, misture bem e leve ao fogo até engrossar. Reserve. Prepare a musse de doce de leite. Bata as claras em ponto de neve e reserve. Leve à batedeira o doce de leite com o creme de leite e bata até envolver bem. Dissolva a gelatina em 6 colheres de sopa de água fria, leve ao banho maria e deixe aquecer sem ferver. Acrescente a gelatina dissolvida na batedeira e deixe bater mais um pouco. Junte as claras em neve e mexa delicadamente. Despeje a musse de doce de leite sobre a massa, espalhando bem com a ajuda de uma colher. Leve a geladeira por 3 horas. Retire a torta da geladeira, desenforme, decore por cima com a calda de chocolate e as laterais com o biscoito e sirva a seguir.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails